sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Os Benefícios da Massagem






A palavra massagem (massoterapia) vem do grego “masso” que significa “amassar” e o termo terapia vem da palavra “therapy”, ou seja, estamos falando de uma forma de tratamento que é realizado através da massagem. O uso da massoterapia estaria relacionado às civilizações antigas que faziam parte do Oriente. Hipócrates (460 a 377 a.C.), considerado o pai da medicina, já utilizava a massagem como uma ferramenta terapêutica em seus pacientes.
Com uma técnica tão antiga, os benefícios podem ser comprovados ao longo de milênios.
Segundo um estudo realizado pelo Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, uma divisão do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, uma boa massagem faz mais que apenas relaxar seus músculos:
– Fortalece o sistema imunológico
– Reduz a ansiedade
– Combate a depressão, pois promove a sensação de bem-estar
– Combate o estresse
– Estimula a circulação sanguínea e linfática
– Reduz a tensão e dor muscular
– Elimina toxinas e resíduos metabólicos
Mas como?
O poder do toque e manobras realizadas na massagem é capaz de fortalecer o sistema imunológico do corpo, responsável por nossa defesa contra doenças. Durante uma sessão de massagem, o cortisol, hormônio liberado pelo organismo quando ficamos estressados, sofre uma redução considerável, o que ajuda muito a combater o estresse da vida moderna. Também durante a massagem, há o aumento da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, o que explica a sensação de relaxamento e bem-estar após uma sessão de massagem.
Ver para crer
Mas há quem precisa de comprovação científica para acreditar nos benefícios citados. Uma pesquisa desenvolvida em Los Angeles, pelo Centro Médico Cedars-Sinai, testou em 53 voluntários os benefícios imediatos de uma sessão de massagem. Foram introduzidos cateteres intravenosos para que o sangue fosse colhido logo após o término da sessão, e depois após uma hora da mesma. Em uma parcela dos voluntários foram feitas uma sessão de massagem intensa, e em outra parcela, uma sessão leve.
Foi comprovado que uma única sessão de massagem foi capaz de causar alterações biológicas em quem a recebia. Os voluntários que foram submetidos a massagem intensa experimentaram reduções significativas nos níveis do hormônio do stress cortisol no sangue e saliva, e no nível de um outro hormônio que pode causar elevações de cortisol. Eles também tiveram aumento no número de linfócitos, os glóbulos brancos do sangue que fazem parte do sistema imunológico – responsável pelas defesas do corpo.
Os voluntários da massagem leve experimentaram elevações da oxitocina, um hormônio associado ao contentamento e à confiança, maiores que no grupo da massagem intensa, e reduções mais acentuadas de um hormônio que estimula as glândulas adrenais a liberar o cortisol.

Cada tipo de massagem traz um benefício diferente para o corpo

A massagem envolve sistematicamente o alisamento, amassamento e pressão dos tecidos macios de todo o corpo, para que um estado de total relaxamento seja induzido, usamos óleo para lubrificar a pele. Ela opera principalmente nos músculos, ligamentos e tendões, e afeta sobretudo o equilíbrio dos líquidos (sangue e linfa).
Uma massagem cuidadosa gera sensações de bem-estar, confiança e alegria e também efetua uma mudança profunda na postura e na expressão facial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails