terça-feira, 8 de setembro de 2015

Massagem auxilia no tratamento da dor crônica



Milhões de brasileiros sofrem de dor de longa duração. Dor nas articulações, costas, músculos sobrecarregados de trabalho e dores de cabeça custam para as empresas milhões de reais a cada ano devido a absenteísmo e perda de produtividade.

A medicina convencional muitas vezes é apenas parcialmente eficaz contra a dor crônica. Como resultado, muitas pessoas recorrem a terapias alternativas e complementares. Uma pesquisa com mais de 400 pacientes em uma clínica para a dor crônica revelou que quase 40% tentou uma dessas terapias.

Mas os tratamentos complementares e alternativos são eficazes? Estudos dizem que eles podem proporcionar alívio para algumas doenças. Por exemplo, sociedades médicas internacionais já recomendam que os médicos devam considerar os tratamentos complementares para pacientes cuja dor lombar não melhora com o autocuidado. Estes tratamentos incluem a manipulação da coluna, acupuntura, massoterapia, yoga, terapia cognitivo-comportamental e relaxamento progressivo.

A massagem tem sido utilizada como terapia há milhares de anos. Houve algumas pesquisas para determinar como ela pode ser eficaz na redução da dor.

A massagem assume muitas formas. A massagem sueca consiste em batidas, movimentos circulares e de amassar. Massagem desportiva é semelhante com a adição de mais pressão para ajudar os músculos a se recuperar de lesões e melhorar a mobilidade articular. Manipulação de tecidos profundos, liberação miofascial e estilos de massagem nos pontos de gatilho de dor muscular, chamados "nós".

Um estudo de 2011 publicado na revista Annals of Internal Medicine mostrou que a massagem pode ser útil no tratamento da dor lombar crônica. O estudo indicou que, em comparação com aqueles que receberam os cuidados habituais, as pessoas recebendo massagens eram mais capazes de manter sua rotina diária. Eram mais ativas e passavam menos tempo na cama. Além de usarem menos medicamentos. Alguns benefícios persistiram por seis meses.

Estudos também têm demonstrado que a massagem alivia mais a dor cervical (pescoço) crônica do que os conselhos de um livro de autocuidado. A massagem pode reduzir a dor e melhorar o humor de pessoas com câncer avançado, como estudos têm mostrado.

Os biomecanismos por que a massagem pode aliviar a dor ainda não estão claros. A massagem é conhecida por causar a libertação de produtos químicos próprios pelo cérebro semelhantes à morfina. Isso pode contribuir para o relaxamento e alívio da dor. A massagem terapêutica apresenta poucos riscos, se administrada por um terapeuta treinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails