segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Benefícios e Indicações da Massagem



Estudos comprovam que a massagem pode contribuir para trabalhar a consciência corporal, autoconhecimento, auto-organização, melhorar a flexibilidade, a circulação sanguínea, a qualidade de movimentos, além de aliviar dores e de proporcionar o relaxamento muscular. 

Práticas corporais são manifestações culturais por meio do corpo. Trata-se de técnicas corporais, uma forma de linguagem exibida pela expressão corporal

Segundo o Programa Saúde na Escola "A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) inclui ainda práticas corporais; práticas mentais (meditação); orientação alimentar e o uso de plantas medicinais (Fitoterapia Tradicional Chinesa), relacionadas à prevenção de agravos e de doenças, promoção e recuperação da saúde. Tais práticas são fundamentadas nos princípios desta medicina tradicional e promovem o despertar da consciência, da percepção corporal, do autocuidado, conduzindo as pessoas praticantes ao equilíbrio interior e mostram resultados cada vez mais expressivos nas ações coletivas de promoção da saúde voltadas à comunidade. "

Lembrando que na MTC o indivíduo está doente quando há um desequilíbrio de energia no corpo (excesso ou deficiência) podendo ser causado por fatores externos (como frio, calor, umidade, secura, etc) ou por fatores internos (como por exemplo os sentimentos). 

Com o passar do tempo quando não eliminamos o fator patogênico, que é a causa da doença, reequilibrando o paciente a doença avança e se agrava. Quanto mais agravada mais tempo para solucionarmos pois não elimina apenas os sintomas.  É um método natural sem efeitos colaterais que pode ser utilizado por pessoas de todas as idades.

Em inflamações as massagens não são indicadas porque há o que chamamos de dor por excesso, isto é, excesso de energia (Xie Qi) na região que quando apertamos o local a dor aumenta pois existe excesso de calor. Também são contra-indicadas em hemorragias, descalcificações graves febres infecciosas, fraturas, câncer, feridas abertas flebite, trombose, queimaduras recentes e doenças mentais graves.

Executamos massagens com fins terapêuticos (tratamentos), desportivo (aquecimento ou recuperação de atletas) e preventivo (relaxamento e manutenção de tratamentos). Podemos reequilibrar a musculatura anatomicamente, trabalhando as estruturas ósseas e musculares do corpo (massagem corretiva); corrigir desvios posturais tratando dores ao desbloquearmos as articulações pois a coluna é um microssistema, portanto por meio da massagem tratamos a energia de todos os órgãos por meio da coluna (biomecânica da coluna vertebral); da mesma forma podemos massagear pontos nos pés, pois os pés também são um microssistema (reflexologia). Existem várias técnicas de massagem que podem ser utilizada em todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails