terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Convite - Jogo da transformação



JOGANDO O JOGO DA TRANSFROMAÇÃO
O medo nos afasta da vida plena e impede nosso desenvolvimento até que consigamos assumir NOSSA responsabilidade pelos nossos sentimentos e os acontecimentos que atuam em nosso campo, deixando finalmente de responsabilizar os outros.
Se você está disposto a livrar-se de medos, condicionamentos, a aceitar sua responsabilidade plena sem mais depender dos outros para a sua realização, junte-se a este grupo que começará a partir de agora e que com certeza receberá do Universo todo o apoio e carinho na realização desta missão especial, amorosa e solidaria. Você embarca para uma viagem que o levará no novo território de seu universo interior.
O caminho estará se abrindo pra você após os passos iniciais fazendo com que finalmente o seu interior lhe permita experimentar, talvez pela primeira vez na vida, seu maravilhoso e inesgotável potencial de ser, de atuar em níveis superiores de consciência, descobrindo de forma irreversível sua própria divindade. Este Caminho deverá focar todos os aspectos do ser. A abordagem multidimensional do ser humano e favoreceria uma prática menos fragmentada Reconhecer, respeitar e cuidar do ser humano na sua inteireza física, psíquica e espiritual.

Cuidar do Ser em si mesmo
acolhê-lo - contemplá-lo - respirá-lo - encarná-lo - comunicá-lo...
O Jogo da Transformação é um jogo de Autoconhecimento, Tomada de Consciência, Criatividade e Descoberta de novas oportunidades na vida, orientado para o Desenvolvimento Pessoal. O jogo é jogado sob a direção de uma Facilitadora. Esta cria um espaço seguro que encoraja a abertura, a cooperação e a partilha.
O Jogo da Transformação parte do princípio que as soluções para os problemas estão dentro de nós, neste sentido o Jogo atua como um catalisador que faz emergir as respostas para os problemas de cada um, a partir do "caminho" feito pela própria pessoa durante o jogo.
Por que jogar o Jogo da Transformação? Identificar, explorar e descobrir novas possibilidades na sua vida. Resolver conflitos de relacionamento interpessoal. Gerir transições, por exemplo, na saúde, na carreira, no casamento. Incorporar relaxamento e paz mental na sua vida diária. Trabalhar e libertar bloqueios que impedem a espontaneidade, sucesso e felicidade. Libertar-se de medos e sentimentos negativos. Adquirir uma maior compreensão emocional de si próprio e dos outros. Adquirir maior equilíbrio, relaxamento e paz interior no seu dia-a-dia. Assumir e expressar os seus pontos fortes. Desenvolver a sua autoestima. Tornar-se mais consciente das suas qualidades e bloqueios. Os participantes formulam um foco ou propósito para o jogo, definindo o que pretendem receber ou alcançar.
Interagindo cooperativamente com o grupo, seguem por um dos caminhos representados em um tabuleiro. Ao caminhar, exercita a intuição, a capacidade de servir, o livre arbítrio etc. O jogo é um estímulo que favorece o contato dos participantes com uma parte interna de sabedoria, amor e poder, o poder de manifestar o potencial de cada um.
O propósito é a semente que vai se desenvolver durante o seu jogo. Prepare-se para esse processo contemplando e clareando exatamente o que você pretende receber e dar em relação a essa experiência. Expresse somente aquilo para o que você está realmente disponível.
Escolha uma situação específica, alguma coisa que você quer resolver ou lidar de forma mais criativa. O jogo estimula você a buscar compreensão e mais consciência para a questão em foco. Durante o jogo, você recebe feedbacks sobre assuntos que emergem para mostrar como você pode alcançar o objetivo pretendido.
Facilitadora: Ruth Grínberg trabalha há mais de quinze anos como facilitadora do Jogo da Transformação. É psicóloga, prfsa de Tai Chi Pai Lin, tem larga experiência em facilitar grupos (30 anos), é formada em Biologia Cultural com Humberto Maturana Ximena Dávila e Investigação Apreciativa e fez pós-graduação em Jogos Cooperativos.

Como funciona o Jogo da Transformação?
Exatamente como num jogo lúdico, o participante rola um dado e vai movendo o seu marcador ao longo do “Caminho de Vida”, simbolicamente representado num tabuleiro, para diversos tipos de casas que lhe indicam diversas opções de cartas.
Existem, por exemplo, fichas de Consciência, que descrevem qualidades e energias que todo o ser humano possui, e cartas de Insights, que têm por objetivo expandir a consciência do jogador. É possível também deparar com cartas de Bloqueios e fichas de dores, que podem atrasar o progresso do jogador na sua caminhada. Finalmente, há cartas de Feedback Universal, que são avaliações sobre as consequências das ações escolhidas pelo jogador quando ele usa o seu livre arbítrio e cartas dos Anjos, que proporcionam ao participante as qualidades que ele necessita para conseguir cumprir o seu percurso de vida e atingir o seu objetivo.
Ao mover-se pelo tabuleiro, o jogador é convidado a tomar consciência da forma como age nos vários planos: físico, emocional, mental e espiritual. Cada um dos planos é trabalhado separadamente, o que permite ao jogador perceber qual dos planos precisa dar mais atenção no momento atual da sua vida associado ao objetivo relevante que está a trabalhar. Neste processo as qualidades do jogador vão ser destacadas, padrões cristalizados vão ser identificados, portas de inspiração e criatividade vão ser abertas e novas perspectivas para os desafios atuais vão sendo integradas.
Quando conduzida por um facilitador apto em criar um clima introspectivo e de reflexão, a sequência do jogo propecia aquilo que as criadores do Jogo – chamaram de “sincronicidade” entre os jogadores e as cartas. Ou seja, as casas e as cartas trazem para cada jogador justamente a mensagem de que ele necessita naquele determinado momento. Os facilitadores do Jogo da Transformação são pessoas que recebem formação específica para ajudar os jogadores a ir mais fundo na sua busca interior. Embora seja possível jogar sem a presença de um facilitador, seguindo apenas as instruções contidas na caixa, os resultados neste caso serão mais superficiais. Com o facilitador, o jogo acaba por ser mais intenso uma vez que dispõem de um manual avançado próprio e exclusivo que lhe fornece instrumentos para tornar as jogadas mais dinâmicas e profundas.
O Jogo da Transformação permite uma vivência reflexiva e profunda sobre as questões da vida pessoal e impulsiona à realização de mudanças num caminho de aprendizagem e autoconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails