domingo, 20 de março de 2016

Massagens que são aliadas contra a dor



Massagem não é apenas aquele momento relaxante ao qual as pessoas recorrem ou para esquecer os problemas ou  perder aquelas medidas que estão incomodando. Nem todos os tratamentos tem essas finalidades: há  procedimentos que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, estabilizar os batimentos cardíacos, aumentar a circulação do sistema linfático, além de reduzir tensões, contraturas e dores em geral.

Massagens voltadas para o uso terapêutico comumente reúnem diversas técnicas em uma mesma sessão, Pela variedade de movimentos, a massagem exerce um efeito mecânico local, circulatório, neuromuscular, metabólico e reflexo. Dessa forma, consegue promover alívio do estresse, relaxamento muscular, melhora da mobilidade de estruturas variadas e previne deformidades.


Mesmo sendo uma técnica eficaz, é importante estar atento aos reais motivos das dores ou tensões. Em muitos casos é bom que o paciente faça um acompanhamento com o médico especialista para avaliar o que pode ser feito. “Existem casos em que o paciente chega com dor na coluna e eu peço um diagnóstico do médico e raio-X para poder avaliar o quadro e definir quais técnicas posso aplicar para auxiliar no tratamento. Não é recomendado que o profissional simplesmente faça a massagem sem saber com qual problema está lidando”. Outro ponto destacado  é que as técnicas trabalham para auxiliar no tratamento de problemas crônicos, mas não devem ser o próprio tratamento.

Cefaleia e corpo todo
Por existirem diversas técnicas que podem ser usadas pelos profissionais para o tratamento das doenças, uma das dicas é saber qual problema o paciente quer ver resolvido. Em caso de cefaleia, por exemplo, os especialistas buscam trabalhar o corpo como um todo, focando principalmente nas regiões de queixa (membros superiores, região do pescoço e cabeça). Para quem tem algum tipo de problema, o ideal é que as massagens sejam regulares e de forma complementar ao tratamento médico.

PROBLEMAS
Para cada situação existe uma técnica que pode ajudar no tratamento. Confira alguns deles:
Dores de cabeça – Conhecida também como cefaleia, o tratamento é feito no corpo como um todo. As massagens mais indicadas nesses casos  são  a massagem terapêutica e shiatsu crânio-cervical, em que são trabalhados pontos de acupuntura.
Dor na região lombar – São trabalhados mais especificamente a musculatura que envolve a região lombar, membros inferiores e tronco. Uma das opções é a massagem de pedras quentes que promove um relaxamento maior na musculatura pelo aumento da temperatura local.
Problemas de circulação – A Ayurveda é uma das massagens mais indicadas para estimular a circulação sanguínea e linfática, bem como todos os órgãos internos. A terapia é uma das mais completas que existem e consegue desintoxicar o organismo e levar mais oxigênio e maior aporte de nutrientes para os tecidos.
Cólicas menstruais – Massagens na região abdominal com óleo aquecido são ótimos para minimizar cólicas menstruais. As opções para trabalhar nesse ponto do corpo são as massagens: Sueca, Tuina e Ayurveda. Outra opção é a Reflexologia Podal, que trabalha pontos reflexos e ajuda muito no alívio das dores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails