domingo, 13 de março de 2016

O que é a massagem terapêutica e a massagem relaxante?



A massagem terapêutica ou relaxante consiste num conjunto de técnicas manuais ou manipulações com o objetivo de promover o equilíbrio do corpo e a saúde. Elas conduzem a resultados físicos evidentes, tais como relaxamento, estimulação e regulação do sistema neuro-muscular , favorecendo também a regulação emocional. 

Quem pode fazer este tipo de massagem?
Qualquer pessoa pode e deve fazer massagem terapêutica ou relaxante. A maior vantagem dessas massagens é que, tanto uma quanto a outra são adaptadas à condição e idade de cada paciente. 
As massagens são um cuidado preventivo para manutenção da saúde, deve ser aplicada com frequência em todas as idades, desde o bebê até o idoso. Existem situações específicas - gravidez, lesões ou outras - que requerem cuidados especiais e que devem ser sempre comunicadas ao terapeuta.

Quais as diferenças entre massagem terapêutica e relaxante?

As massagens são executadas de acordo com as necessidades de cada paciente e levam em conta, fatores como sintomas e queixas dos pacientes. 
A Massagem Terapêuca é realizada com movimentos deslizantes firmes, profundos e de pressão, com intuito de procurar e dissolver pontos de tensão muscular, reduzindo a sensação de rigidez muscular, aliviando os desconfortos e diminuindo dores no corpo.

A Massagem Relaxante possui movimentos mais lentos e superficiais, com intuito de relaxar, sedar, diminuir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono. Aumenta o nível de Serotonina, aumentando a sensação de bem estar e alegria. Também diminui dores no corpo por meio do Sistema Nervoso Sensitivo. 

Desta forma, há um trabalho específico que promove a melhoria do estado geral de saúde, prevenindo o aparecimento da doença. Além do trabalho na estrutura física, há também um equilíbrio do sistema emocional, do ânimo e da autoestima nos dois tipos de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails