sexta-feira, 27 de maio de 2016

Massagem terapêutica





A massagem terapêutica é uma massagem, que é oferecida com o objetivo de obter um benefício terapêutico. Ela difere da massagem de relaxamento. Apesar da massagem terapêutica servir muitas vezes para relaxar, o objetivo final da sessão ou série de sessões não é o relaxamento. 

Objetivos
Objetivos terapêuticos podem variar consideravelmente entre massoterapeutas e clientes. Em alguns casos, a massagem é recomendado por um profissional de saúde e pode ser realizado como parte de um plano de tratamento maior. Por exemplo, alguém em fisioterapia para uma lesão pode ter uma massagem terapêutica normal para soltar os músculos, melhorar o tônus muscular e aumentar a flexibilidade.
Da mesma forma, a massagem terapêutica pode ser usada para completar o tratamento de feridas, tratamento de cancro, e uma variedade de outros tratamentos.

Na medicina
Psicoterapeutas também podem utilizar ou recomendar massagem no seu trabalho. Além de ter benefícios físicos, massagem terapêutica também pode ser psicologicamente benéfico e pode ser utilizado para aumentar a confiança, promover o relaxamento como parte de um programa terapêutico, aliviar a depressão grave ou para o tratamento de outras condições. Psicoterapeutas podem até recomendar sessões de massagem e terapia para facilitar a psicoterapia.

Quem a procura?

As pessoas também podem usar a massagem terapêutica como um tratamento autônomo. Algumas pessoas recebem massagens regularmente para manter-se em boa condição física. Os atletas, por exemplo, regularmente fazem nomeações para massagem desportiva, que é uma forma de massagem terapêutica especificamente projetado para as pessoas que se envolvem em atividades desportivas com uma base regular. A massagem pode ser usado como parte de um programa de bem-estar geral para as pessoas que vão de pessoas preocupadas com a tensão muscular a os trabalhadores da construção civil que querem manter seus músculos soltos, fortes e flexíveis.

Quais as vantagens da massagem terapêutica?

A massagem terapeûtica é executada de acordo com as necessidades de cada paciente e tem em conta factores como a idade, estrutura e condição física. Desta forma, há um trabalho específico que promove a melhoria do estado geral de saúde, prevenindo o aparecimento da doença. Para além do trabalho na estrutura física, há também um equilíbrio do sistema emocional, do ânimo e da auto-estima.

Aqui há uma lista de algumas massagens terapêuticas mundialmente famosas:

Acupressura
Massagem feita com pressões seguindo o mapa de acupuntura, mas sem as agulhas. Com leves apertos, ou pressões circulares ela pode aliviar dores ou melhorar o funcionamento dos órgãos internos do corpo.
Anma
Tradicional massagem chinesa para equilíbrio energético. É feita sentada, sem óleos. An, significa apertar e o ma, significa esfregar. Usa pressão e massagens para equilibrar os meridianos estudados pela medicina tradicional chinesa e promover um alivio muscular, além de facilitar a circulação de sangue e energia.
Antiestresse
Usa deslizamentos e amassamentos para diminuir o estresse do dia a dia. Estimula, principalmente, a liberação de ocitocina, entre outros hormônios antiestresse. Normalmente é feita com leveza para o paciente não sentir dores. A massagem relaxante normalmente vem da massagem clássica ou sueca.
Ayurvédica
Massagem Indiana (existe há mais de 7.000 anos), engloba tratamentos mentais, psicológicos e físicos. Veda significa ciência e ayur significa vida. Normalmente é feita no chão, com tatami. A massagem ayurvédica também usa muitos alongamentos para aliviar dores e tensões.
Bowen
massagem feita com muita sensibilidade e suavidade para estimular a divisão nervosa parassimpática. É um tipo de massagem relaxante. Foi desenvolvida por Tom Bowen, na Austrália. Esta massagem estimula o sistema de auto-cura inata no paciente.
Desportiva
Ajuda a retirar as toxinas do organismo, como o ácido láctico, e aumenta a elasticidade dos músculos. Muito indicada para pessoas amadoras, profissionais ou praticantes de qualquer atividade física. Esta massagem pode variar muito dependendo do esporte praticada e a intensidade do treino. Usa diversos alongamentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails