domingo, 24 de julho de 2016

OS EFEITOS TERAPÊUTICOS DA MASSAGEM


Pelo pouco que sabemos a respeito da história e origem da massoterapia, Hipócrates (460 a 377 a.C.), considerado o pai da medicina, já utilizava a massagem como uma ferramenta terapêutica em seus pacientes.

O simples toque com as mãos já proporciona boas sensações ao indivíduo. Uma massagem então desencadeia uma série de efeitos positivos ao organismo, que melhoram a saúde e o bem-estar.

A massagem terapêutica consiste em aplicar manualmente ou sistematicamente manobras metódicas ao tecido corporal. Tais manobras têm por objetivo levar conforto, relaxamento e tratar algias específicas.

Psicoterapeutas podem utilizar ou recomendar massagem no seu trabalho. Além de ter benefícios físicos, a massagem terapêutica pode beneficiar psicologicamente, utilizada para aumentar a confiança, promover o relaxamento como parte de um programa terapêutico, aliviar a depressão grave ou para o tratamento de outras condições.

Durante uma sessão de massagem, o cortisol, hormônio liberado pelo organismo quando ficamos estressados, sofre uma redução considerável, o que ajuda muito a combater o estresse da vida moderna.

Também durante a massagem, há o aumento da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, o que explica a sensação de relaxamento e bem estar após uma sessão de massagem.

Alguns benefícios que podemos destacar quando se faz o uso da massagem terapêutica:
Redução da ansiedade
Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar
Combate o estresse
Estimula a circulação sanguínea e linfática
Redução da tensão e dor muscular
Elimina toxinas e resíduos metabólicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails