quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O toque é um dos cinco sentidos humanos



O toque é um dos cinco sentidos humanos. A pele é o maior órgão sensorial do corpo. A massagem, em geral, constitui-se de uma variedade de toques sobre o corpo de uma pessoa, com as mãos,  buscando o relaxamento muscular, alívio de dores e até mesmo conforto emocional, proporcionando ainda, inúmeros efeitos terapêuticos sobre o indivíduo massageado, quando aplicadas técnicas mais elaboradas da massoterapia.
Todos nós nascemos com a necessidade natural de contato físico, desde o nascimento precisamos desse contato para nos alimentar, através da amamentação.
Tenho observado que ainda encontramos resistência ao ser tocado, conseqüência de uma cultura em que criamos e desenvolvemos uma reação negativa ao toque, associando-o como invasão de privacidade e até mesmo confundindo, contato físico com sexo. O tocar é sim um carinho, no entanto nem sempre com o propósito de seduzir. A massagem é um carinho sem malícia.  
O toque é extremamente importante para a saúde física, para o emocional e o bem-estar. Estudos têm demonstrado que a terapia do toque contribui para uma vida mais saudável. Foi descoberto que, após o contato físico prolongado, como em uma massagem, a área hipotalâmica do cérebro experimenta uma redução de atividades na produção das enzimas hormonais, diminuindo o nível de hormônios do estresse, aumentando o nível de endorfinas dando a sensação de alívio e bem estar.
Uma das primeiras respostas ao estresse é o aumento da freqüência cardíaca onde o sangue circula pelo corpo, braços e pernas em velocidade maior, como se quisesse lutar ou fugir, aumentando a ansiedade. Nesse mesmo enfoque podemos usar outras terapias associadas, com propósito único de acalmar e acalentar os pensamentos através de sensações.
Cada um dos cinco sentidos são extremamente importantes, não só para o que nos permite fazer conexões cognitivas com o mundo, mas para nos fornecer um equilíbrio entre o corpo e mente. 

Durante uma sessão de relaxamento, um conjunto de cuidados podem contribuir. Além do toque, um ambiente agradável, cheiro e sons são essenciais. Essas associações contribuem e estimulam o cérebro a dar respostas positivas. Por exemplo, a música tocada durante a massagem leva ao cérebro um som suave, acalma e desacelera a respiração e as batidas do coração.  Esse som faz com que nosso ritmo cardíaco acalme, diminuindo a ansiedade e freqüência cardíaca. O olfato é uma outra forma de estimular respostas do corpo. O cheiro pode nos trazer a mente boas lembranças, através do aroma podemos resgatar lembranças de bons momentos do passado, pensamentos agradáveis proporcionando sensação de bem-estar.
Tire um tempo pra você deixando de lado preconceitos, falta de tempo e até mesmo a preguiça. Renda-se a essa viagem de auto-descoberta, procure dar-se esse presente. Durante a massagem esqueça de tudo,  feche os olhos e preste atenção à sua respiração e as partes do seu corpo que se movimentam quando você inspira ou expira. Tente se livrar de toda preocupação ou problema que esteja em sua mente. Ao sentir o toque das mãos hábeis do massoterapeuta, seja receptivo e simplesmente se centralize nas sensações causadas pelo contato do toque e deixe que seu corpo envie as respostas, relaxando e equilibrando as energias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails