sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Uma massagem pode desencadear uma sequencia de efeitos positivos ao organismo



A massoterapia é a prática da massagem, onde desencadeia fortes propriedades terapêuticas, responsável por processos de cura e de tratamento de variados problemas. A massagem em si consiste na aplicação de vibração ou força sobre os tecidos corporais, o que inclui a atenção sobre os músculos, tendões, articulações e ligamentos, com a finalidade de estimular a mobilidade, a circulação, o relaxamento dos músculos, a elasticidade e a cura de dores corporais localizadas.
Uma massagem pode desencadear uma sequencia de efeitos positivos ao organismo, que proporcionam saúde e bem-estar. Com o toque das manobras o objetivo é levar conforto e relaxamento, tratando áreas muitas vezes despercebidas no dia a dia. Quando exercida de maneira correta, promove efeitos mecânicos no organismo:
• Efeitos fisiológicos: mobilização de fibras musculares, tendões, pele, movimento da linfa, sangue venoso, entre outros, promovendo assim a remoção dos produtos catabólicos e metabólicos, estimulando assim no processo de cicatrização, maior extensibilidade do tecido, alívio nas dores, aumento e melhora das articulações e relaxamento local.
• Efeitos psicológicos: relaxamento da mente e do corpo, o estímulo da atividade física, o estimulo sexual, alivio de dores, estresse e da tensão, proporcionando uma sensação geral de bem-estar. Hoje vem sendo apresentados estudos onde a massagem vem auxiliando em pessoas com insônia, depressão e ansiedade. Até em enfermidades psiquiátricas mais complicadas, como anorexia nervosa e transtorno obsessivo-compulsivo, existem resultados sugerindo um efeito significativo.
Atualmente a área de massoterapia não se restringe aos adultos, e alcança os extremos da vida. Em crianças muito pequenas ela representa um estímulo que melhora a imunidade e o desenvolvimento do sistema nervoso; crianças com autismo têm se mostrado sensíveis a massagem, que pode reduzir alguns de seus sintomas. Nos idosos ela ajuda a resolver problemas como dor, ansiedade, edemas nas pernas e depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails