sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

De onde surgiram as terapias na China: Parte 1 – Massoterapia


baixo, segue um trecho do capítulo 12 – “Métodos de Tratamento e prescrições apropriadas” do Canon de Medicina Chinesa – Huan Di Nei Jing (Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo)
“O centro da China é uma terra plana e úmida.
É aqui que o céu e a terra geram a miríade de seres.
As pessoas do Centro comem diversos tipos de comida e nunca se cansam.
As doenças comuns aqui são: fraqueza nas pernas, fluxo invertido, calafrios e febre.
Para o seu tratamento, o An Mo é mais apropriado.
Consequentemente,
O An Mo se originou no centro da China.”
O centro da China é uma enorme planície, que favorece o plantio de diversos tipos de alimentos e também a criação de animais de corte. Certamente quando é dito: “É aqui que o céu e a terra geram a miríade de seres”, o texto se refere à virtude [qualidade] do solo.
Devido a essa abundância de comida, a população local dispunha uma dieta diversificada, porém em grande quantidade. O que gerava problemas relacionados à flacidez e obesidade. Quando é dito “As pessoas do Centro comem diversos tipos de comida e nunca se cansam”, na interpretação do autor deste artigo, elas literalmente não se cansavam de comer. Isso pode ser confirmado no próximo trecho onde é dito: “As doenças comuns aqui são: fraqueza nas pernas, fluxo invertido, calafrios e febre”.
Esses sintomas estão relacionados a padrões de Umidade. Na Medicina Chinesa, há 6 patógenos (fatores) que podem contribuir para a constituição de uma doença: Vento, Calor, Fogo, Umidade, Secura e Frio. Cada um deles com suas características e alguns deles podem se combinar como, por exemplo: Vento-Frio, Umidade-calor etc.
O tratamento para as condições do povo do Centro são o estímulo ao movimento, a mobilização de articulações, estimulação da troca de fluidos corporais e os estímulos dos Canais de Acupuntura para que o fluxo de energia (Qi) seja promovido na direção correta. As artes que promovem esses benefícios são o Dao In (uma série de automassagem) e o An Mo (nome dado naquela época ao Tui Na, a Massoterapia Chinesa).
Este era o método empregado pelo povo do Sul da China para nutrir o espírito e promover a saúde.
https://www.eusemfronteiras.com.br/de-onde-surgiram-as-terapias-na-china-parte-1-massoterapia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails