quinta-feira, 17 de agosto de 2017

OS BENEFÍCIOS DA MASSOTERAPIA PARA O EQUILIBRIO FISÍCOEMOCIONAL



A massagem é uma das técnicas terapêuticas mais antigas e simples. Ela existe desde a pré-história e desde o momento em que foi descoberta, a massagem passou a ser usada como método de alivio e cura de dores, e até na prevenção de doenças. Foi entendido que o toque feito no corpo de maneira correta, pode nos trazer muitos benefícios como melhor flexibilidade muscular, uma leveza no nosso corpo, tem massagens que auxiliam na liberação de toxinas que produzimos em nosso corpo ao longo do tempo, a massagem não é apenas usada como maneira de melhorar a estética, ela também é usada na melhora da saúde desde o período da Idade Média (PORTAL-EDUCAÇÃO, 2012). 

A massoterapia tem crescido bastante, e pode ser considerada uma nova ciência que tem seus diversos ramos de atuação como: a Shantala, a ayurvédica, o shiatsu, a reflexologia, a drenagem linfática, a relaxante, entre outras a se citar. Todas as técnicas de massagem no âmbito geral têm como objetivo o alivio de dores, prevenção de doenças, devolver ao corpo a saúde e manter o equilíbrio físicoemocional (VERONESE, 2009). 

A massagem cura o paciente como um todo, não só apenas a doença, mas também o motivo causador da doença, que na maioria das vezes pode ser o estresse emocional, mas também outros fatores podem desencadear doenças e também bloqueiam o tratamento medicamentoso nesses casos são propostos tratamentos complementares como a massagem (BRAZ, 2014). 

A massagem tem grande relevância no alinhamento dos sistemas fisiológicos ministrando estímulos ao organismo e compondo o equilíbrio homeostático natural (BATISTELA, 2012). 

Quando passamos por uma situação de pressão, o corpo passa por alguns ajustes. “O batimento cardíaco acelera porque o coração tem que bombear mais sangue para os músculos que precisam receber mais energia. Há um aumento da respiração e da pressão arterial, entre outras coisas”. Quando nosso corpo passa por esses ajustes e não liberamos essa adrenalina isso acaba gerando o estresse. Quando isso acontece, nosso corpo nos dá alguns sinais de que estamos com estresse como: a alteração de sono, tensão muscular, problemas na pele, hipertensão, alterações de humor, ansiedade, entre outros sinais (BORDIN,2016). 

Podemos definir o estresse como “toda reação do organismo, juntamente com os componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que surge quando ocorre uma necessidade de adaptação e gera um evento estressor e pode ser prejudicial se houver uma exposição prolongada ao evento ou uma predisposição do indivíduo a determinadas doenças (ALVES et al., 2015).

Fatores que levam o indivíduo a ter problemas físicos e psicológicos são o aumento de carga horária no emprego, mudanças bruscas de rotinas, excesso de tarefas, dificuldade de locomoção de um ambiente a outro, poucas horas de descanso, dificuldade financeiras, entre outros fatores, eles contribuem para um desequilíbrio físico-emocional, se permanecerem por um período muito longo (DURÃES et al., 2015). 

Segundo Canto et al. (2009) problemas pessoais psíquicos como um divórcio e o crescimento dos filhos, pode causar dores intensas em um indivíduo. Toda perda gera um desequilíbrio afetivo e emocional. 

A massagem relaxante é recomendada tanto para adultos, quanto para crianças, pois ela traz grandes benefícios, para os adultos ajuda no alivio e na cura de dores, melhora na flexibilidade (VERONESE, 2009). E nas crianças os benefícios são: a melhora do sono, maior concentração nas atividades, um vínculo maior com a mãe se for ela que fizer a massagem, entre outros benefícios (BRITO et al., 2010). Cada indivíduo possui um desenvolvimento físico e mental diferente do outro, principalmente no parâmetro de dores, algumas pessoas são mais sensíveis a dores quantos outras. 

Quando um indivíduo passa por um período prolongado de dor seu humor muda drasticamente ele pode ser tornar uma pessoa mal-humorada ou uma pessoa muito triste não tendo muita autoestima podendo até em casos mais graves entrar em depressão. Para que uma pessoa possa ter uma qualidade de vida, não é apenas um emprego com um salário ótimo, mas também com uma rotina no seu trabalho e em sua família que façam bem a ele, uma terapia que traz ao paciente um equilíbrio físico-emocional é a massagem, pois o toque na pele manipula tecidos subjacentes e ativa os receptores sensitivos que temos localizados em todo o nosso corpo (DROZEK, 2011) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails