domingo, 10 de setembro de 2017

A Massagem Aliada ao “Quarteto da Felicidade” Dopamina, Serotonina, Endorfina e Ocitocina


“Quarteto da Felicidade” é o conjunto de neurotransmissores que quando produzidos, são responsáveis pela sensação de Felicidade.
E com uma sessão de Massagem, você pode ativar esse "Quarteto".
Os neurônios, células do sistema nervoso, têm a função de conduzir impulsos nervosos para o corpo. Para isso, tais células produzem os neurotransmissores, substâncias químicas responsáveis pelo envio de informações às demais células do organismo. A Massagem aumenta os níveis no sangue de serotonina, dopamina e endorfinas, o que, consequentemente melhora o sistema imunológico. Ao mesmo tempo, a Massagem reduz o cortisol e regula a epinefrina e a norepinefrina, o que facilita a ação do hormônio do crescimento.
Vamos conhecer um pouco mais dessas substancias:
Dopamina
A dopamina (DA) é um neurotransmissor monoaminérgico, precursora natural da adrenalina. A dopamina nos motiva a agir em direção a metas e nos dá uma onda de prazer quando conseguimos. Atua no controle do movimento, memória, e sensação do prazer.
Outras funções:
Comportamento e cognição
Atenção
Sono
Humor
Aprendizagem
Serotonina
A serotonina é uma monoamina envolvida na comunicação entre neurônios. Esta comunicação é fundamental para a percepção e avaliação do meio e para a capacidade de resposta aos estímulos ambientais.
Atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade à dor, movimentos e as funções intelectuais. A baixa concentração de serotonina no organismo pode levar ao aparecimento de:
Mau humor de manhã
Sonolência durante o dia
Inibição do desejo sexual
Vontade de comer a toda hora
Dificuldade no aprendizado
Distúrbios de memória e de concentração
Irritabilidade
Endorfina
A Endorfina é um neuro-hormônio produzido pelo próprio organismo na glândula hipófise. Sua denominação se origina das palavras endo (interno) e morfina (analgésico).
São liberadas em resposta à dor e stress, e ajudam a aliviar a ansiedade e depressão. Semelhante à morfina, a endorfina age como um analgésico e sedativo.
Efeitos principais das endorfinas:
Melhoram a memória
Melhoram o bom humor
Aumentam a resistência
Aumentam a disposição física e mental
Melhoram o nosso sistema imunológico
Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos
Tem efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos (radicais livres)
Aliviam as dores
Melhoram a concentração
Melhoram a vida sexual
Ocitocina
É popularmente conhecido como hormônio do amor. É chamada assim, pois está intimamente ligada à sensação de prazer, bem estar físico e emocional, e à sensação de segurança e de fidelidade. É o hormônio das relações, que torna a pessoa capaz de se doar por outra, de se agrupar, de se socializar. É o hormônio do altruísmo, da honestidade.
Como vimos, os benefícios da Massagem vão muito além do relaxamento e esta é uma prática já comprovada cientificamente para prevenção de doenças e promoção da saúde.
O que Estão Esperando para Encontrarem a Felicidade?
Pratique Massagem !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails