sábado, 30 de setembro de 2017

Técnicas e Efeitos da Massagem


Na pele estão presentes mais de 200 sensores para sentir a dor; 25 para o tato, 12 para o calor, 2 para o frio e um número imenso para a pressão, isto por cm2. Graças a essa quantidade de sensores, a massagem consegue 4 efeitos diferentes sobre o corpo de acordo com a variação de 3 componentes:


Pressão sobre a pele
Intensidade do toque
Velocidade dos movimentos.

Se a massagem for feita Lenta e Superficialmente, produzirá efeitos analgésicos e calmantes; pois poderá, através do Sistema Nervoso Periférico, levar os estímulos ao Sistema Nervoso Central – SNC, que acionará o Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático, que inibirá o Sistema Nervoso Autônomo Simpático acalmando e relaxando o paciente.

Se a manobra for feita Rápida e Superficialmente, produzirá a excitação do sistema nervoso, pois gera um grande número de estímulos nos folículos sensores da pele, que excitam o SNC, acionando Sistema Nervoso Autônomo Simpático, propiciando condições para que, entre outras coisas, ocorra a neuroplasticidade, onde um neurônio pode aprender a função de outro que sofreu lesão.

Ambas as maneiras Lenta ou Rápida, Superficialmente, podem provocar Analgesia, ou seja, alívio de dores. Há algumas teorias sobre como isso se dá. Uma delas diz que O SNC prioriza as sensações do presente em detrimento das do passado, onde a massagem superficial, por levar ao SNC sensações que refletem o presente, como o tato, o calor ou frio e a pressão das mãos, recebem a preferência de atenção em detrimento da dor que representa o passado, ocorrendo desta maneira a analgesia.

Para atuar sobre o Sistema Circulatório, a massagem deverá ser suficientemente profunda para, pela pressão, otimizar a troca de líquidos, desintoxicando e nutrindo os tecidos. Esta forma de massagem auxilia também o retorno venoso e,ou, linfático.

Quando a intenção do terapeuta for a de promover uma desintoxicação de tecidos, a massagem deverá ser Lenta e Profunda. Lenta para permitir que as trocas ocorram sem nenhuma lesão nos tecidos e Profunda para atuar, por pressão, na otimização da troca de líquidos necessária para a limpeza do tecido.
Quando o interesse for o de nutrir tecidos (massagem mais usada nos tratamentos estéticos e desportivos de preparação) a massagem poderá ser efetuada de uma maneira Rápida e Profunda. Rápida para abundar a oferta de nutrientes e Profunda para, pela pressão, atuar nos líquidos, otimizando as trocas metabólicas.

As massagens que atuam no Sistema Nervoso e Circulatório serão, num primeiro momento, eficazes sobre os sistemas nervoso e circulatório de retorno (venoso e linfático) e, num segundo plano sobre outros sistemas do corpo, em especial o Sistema Urinário que, devido a troca de líquidos nos tecidos se vê obrigado a depurar o sangue, produzindo a urina e eliminando as toxinas presentes no corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails