quinta-feira, 2 de novembro de 2017

As inter-relações: corpo, mente e alma


 “Nossa mente, corpo e alma estão interligados sempre, e os sintomas das doenças devem ser escutados para haver a cura, afinal, o corpo fala quando faltam palavras para a alma se expressar.”

A partir da expressão qualidade de vida, tão mencionada na atualidade, Candice questiona: Mas o que vem a ser saúde? E o que é doença? Será saúde a ausência de doença?

Para a Organização Mundial de Saúde ( OMS), a saúde é definida como bem-estar (bio-psico-sócio-espiritual), o que abrange todo um contexto no qual o ser está inserido, sem falar de seu corpo, psique e crenças.

As mudanças ocorridas no mundo durante os últimos anos nos trazem tecnologia, mas em contrapartida, um meio ambiente cada vez mais “machucado”, um esquecimento do ser e uma hipervalorização do ter (ter mais dinheiro, mais bens, mais e mais). É sobre o esquecimento do ser e suas relações sadias (consigo mesmo e com os outros) que vamos tratar. Quais suas consequências? O que fazer para melhorar a saúde e promover um novo caminho trilhado pela sua própria consciência?

Nessa perspectiva, as inter-relações corpo, mente e alma serão abordadas, devido à importância da visão holística e da integridade do ser, uma vez que aos poucos o homem vai constatando que as atividades mentais desempenham significativa participação no desenrolar das situações materiais e na saúde do corpo.

E, apesar de os agentes físicos causadores das doenças estarem presentes, elas ocorrem num ambiente emocionalmente propício àquela manifestação. Os sentimentos se desestabilizam, desorganizando os sistemas do corpo. Isso causa a vulnerabilidade para a manifestação da doença. Um exemplo é a gripe, fisicamente causada por vírus, mas que se dá também pela baixa imunológica.

Portanto, é necessária a reconexão com o mundo interior para uma vida em harmonia. Muitas são as técnicas que auxiliam neste processo, e, cada pessoa adapta-se àquela que mais lhe agradar. Algumas sugestões de prevenção ou técnicas que ajudam no reequilíbrio do ser: meditação, leituras, acupuntura, massagens (ayurvédica, relaxante), auriculoterapia, terapias corporais, psicoterapia, reiki, fitoterapia, florais, musicoterapia, arteterapia, dançaterapia, etc.

Fonte: http://www.oaltotaquari.com.br/portal/2011/08/as-inter-relacoes-corpo-mente-e-alma/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails