sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Massoterapia



Chamamos de massagem a prática de realizar movimentos manuais ou vibrações sobre a pele de forma a pressionar e estimular o tecido macio do corpo: pele, músculo, tendões, etc. Através do fluxo do sangue e linfa, a massagem tem a capacidade de estimular a circulação, mobilidade e a elasticidade. 

A massagem como forma de terapia é denominada massoterapia, é indicada em casos de estresse psicológico, traumas físicos, situações de tensão, dores localizadas, etc.

Existem várias evidências científicas que comprovam os benefícios da massagem no organismo. Diversas universidades, principalmente nos Estados Unidos, estudam os efeitos da prática sobre pessoas de todas as faixas etárias. 

O sistema linfático possui a função de drenar o excesso de líquido intersticial a fim de devolvê-lo ao sangue, funcionando como um método de filtração. A linfa, um líquido transparente e constituído por plasma sanguíneo e glóbulos brancos, é distribuída por todo o corpo através dos músculos circunjacentes. Uma das atuações da massagem é ajudar esse líquido a circular de uma forma melhor por todo o corpo. 

A massagem possui a capacidade de promover o relaxamento, reduzir o nível de ansiedade e a quantidade de hormônio do estresse no organismo. Pesquisas apontam que pessoas que foram massageadas no expediente de trabalho ficaram menos agitadas, mais produtivas e com um reflexo mais rápido. A prática também ajuda na recuperação de tecidos machucados e existem evidências científicas que afirmam que ela também ajuda a melhorar o sistema imunológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails