domingo, 10 de dezembro de 2017

JET LAG – SINTOMAS E COMO FAZÊ-LA PASSAR RAPIDAMENTE


Já ouviu falar em Jet Lag? Será que você terá quando for viajar? Há quem sinta demais outros de menos, outros ainda nem sentem. A idade conta muito mas também conta a alegria de viajar. Entre uma coisa e outra, este é um problema que facilmente pode ser resolvido em um dia ou menos. Saiba do que se trata o Jet Lag e veja algumas dicas e remédios naturais para combater este distúrbio.

O QUE É JET LAG

Jet lag é a descompensação horária devida uma mudança de fuso horário que altera o nosso ritmo biológico (ritmo circadiano). Tais mudanças ocorrem geralmente com diferenças de 24 horas pois este é período em que os nossos ciclos de sono-vigília alteram nossos hormônios e nos causam problemas físicos e até psíquicos. 
O nome vem do inglês jet (avião a jato) e lag (atraso) até porque, tal descompensa horária se dá justamente em longas viagens de avião.

SINTOMAS

Os sintomas do Jet Lag incluem:
  • insônia
  • perda de apetite
  • descontentamento
  • tristeza
  • atenção e concentração reduzidas
  • cansaço
  • fadiga
Algumas pessoas podem se sentir particularmente cansadas depois de uma longa viagem de avião e ter grandes dificuldades para retomar os seus ritmos físicos do cotidiano. Mas tudo se resolve.

10 REMÉDIOS PARA FAZÊ-LA PASSAR RAPIDAMENTE

Às vezes, depois de uma longa viagem de avião, pode ser útil permitir-se um dia, ou pelo menos metade de um dia, para descansar e poder retomar os ritmos naturais antes de começar a curtir as férias ou de retomar sua vida profissional. Depende de cada pessoa.
Portanto, não se esqueça de programar suas viagens inteligentemente, levando em conta os efeitos que o Jet Lag poderia ter em você.
Aqui vão algumas dicas e remédios naturais úteis, seja para prevenir, que para superar os efeitos do Jet Lag.

1. Vá dormir mais cedo ou mais tarde

Se a tua viagem te levará a um par de horas pra frente ou pra trás do horário normal a que você está acostumado, tente mudar seus hábitos de sono alguns dias antes de viajar. Dependendo de aonde você estiver indo, você pode tentar dormir, por exemplo, duas horas antes ou duas horas depois do teu horário habitual. Isso irá ajudar a reduzir os efeitos do Jet Lag em você.

2. Faça uma refeição leve e saudável

Quando você estiver no avião e é hora de almoçar ou jantar, não salte as refeições e tente comer algo saudável. Beba e mantenha-se hidratado. Uma refeição saudável ajuda o corpo a armazenar energia, enquanto comer algo insalubre tende a cansá-lo desnecessariamente. Então prepare-se para a viagem também do ponto de vista da alimentação saudável.

3. Ajuste os relógios

Já no avião, pode ser útil ajustar os relógios de acordo com a hora do destino que você irá chegar. Assim, se o teu relógio sinalizar que é hora de dormir, tente seguir o novo cronograma para se acostumar com o que te espera para os próximos dias.

4. Faça uma massagem

Uma vez que você tiver chegado ao destino, na ida ou na volta da tua viagem, você pode se presentear com uma boa massagem relaxante. A viagem aérea poderá ter criado tensão, particularmente nas áreas das costas, ombros e pescoço. A tensão e a dor podem ser consideradas como sintomas do Jet Lag. Uma massagem pode ser útil para encontrar um pouco de alívio, e o mais rápido possível.

5. Aromaterapia

Entre os remédios naturais, a aromaterapia pode aliviar os sintomas de Jet Lag. A aromaterapia sugere o uso principalmente de óleos essenciais que induzem ao sentimento de relaxamento, como os óleos essenciais de lavanda, laranja doce ou camomila. Para relaxar, uma vez que você chegar ao seu destino, adicione algumas gotas de óleos essenciais à água do banho, no réchaud ou, durante a viagem, tenha ao teu alcance um lenço perfumado com esses óleos.

6. Faça movimentos

Os efeitos do Jet Lag induzem algumas pessoas a quererem passar um dia inteiro dentro de casa, talvez na cama. O descanso é mais do que justo, mas sem exagero. Para superar o cansaço também é importante sair ao ar livre e fazer algum tipo de movimento. Especialmente quando você chegar em um lugar que você nunca viu antes, tenha coragem e saia para descobrir o que te rodeia, depois de ter se dado, claro, algum momento de relax. O entusiasmo irá fazer você superar os sintomas do Jet Lag.

7. Beba um chá relaxante

Se o problema for insônia, uma vez que você chegar ao destino, tente beber uma chá de ervas relaxante antes de ir pra cama. Tente evitar o café ao máximo possível, se houver o risco desta bebida te deixar acordado. Além disso, para dormir, tente fazer com que as condições de luz, ambiente, sejam as mais parecidas com as de casa.

8. Mantenha-se hidratado

Seja antes da partida que durante a viagem, não se esqueça de beber água fresca e de manter-se hidratado. O corpo precisa da quantidade certa de água, mesmo quando está em vôo, de modo a não se cansar demais. Tente evitar bebidas alcoólicas porque estas podem aumentar os sintomas de Jet Lag.

9. Leia um livro

Este conselho é válido especialmente para aqueles que não conseguem adormecer durante o vôo ou quando o destino é alcançado. Se em casa você estiver acostumado a pegar no sono lendo algumas páginas de um livro, não se esqueça de que isso pode ser útil na viagem e leve sempre um livro com você.

10. Melatonina

Em algumas pessoas, o ritmo circadiano luz-escuridão, sono-vigília podem ser severamente desequilibrados pelo Jet Lag. Nestes casos, a melatonina pode te ajudar a superar este distúrbio. Peça a prescrição a um médico que te indicará a forma de uso e as doses justas pra você.

https://www.greenme.com.br/viajar/6130-jet-lag-sintomas-como-passar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails